Reteste de Cilindros
O reteste de cilindros é realizado no período de requalificação dos cilindros que ocorre a cada cinco anos. A requalificação visa avaliar se o cilindro continua próprio para o uso ou não. Caso não esteja dentro dos padrões estabelecidos para utilização, deve ser substituído.A certificação e reteste dos cilindros proporciona segurança ao condutor do veículo e, para isso, devem ser realizadas por empresas autorizadas que possuam certificado Inmetro, produzidos e instalados de acordo com os critérios estabelecidos por normas e regulamentos, ou seja, asseguram sua qualidade e desempenho.As empresas que atuam com reteste de cilindros inspecionam o objeto, dentro das normas propostas pela NBR 12274, na seguinte ordem:
- Processo de decapagem, para remover toda a tinta e resíduos que impeçam a verificação, na parte externa;
- Verificação das condições do interior do cilindro, com o auxílio de um dispositivo para iluminação especial;
- Inspeção e calibramento da rosca do cilindro;
- Medição da espessura das paredes do cilindro, com o sistema de ultra-sonografia.
Após essa minuciosa inspeção, durante o reteste de cilindros, o equipamento passa por uma pesagem, para avaliar se houve perda de massa. Após isso, o cilindro é cheio de água e pesado novamente, para pesagem da capacidade volumétrica.Em resumo, o reteste de cilindros é realizado para identificar se há alguma anormalidade que impeça a sua utilização e após isso, ele é devidamente marcado e registrado, conforme os resultados dos testes. Se algum item for reprovado durante a verificação, ele é inutilizado e substituído por um novo cilindro.
Saiba onde realizar o reteste de cilindros
A Mael GNV possui certificado Inmetro, atuando com uma equipe de profissionais devidamente preparados para oferecer os serviços de manutenção e instalação de kits gnv, para todos os veículos. Além disso, inspeciona todos os componentes do gnv, incluindo os cilindros. Saiba mais!